
No dia 27 de março de 2025, em Lages, aconteceu o 4º simpósio de suinocultura Auriverde. O grandioso evento foi realizado pelo Departamento Técnico de Suinocultura da Cooperativa Regional Auriverde e contou com o apoio de muitos parceiros. Os objetivos do Simpósio são a promoção e valorização dos suinocultores, a difusão de novas tecnologias, promover novos aprendizados e propiciar o debate acerca de temas relevantes do setor, que neste ano, teve a gestão como tema central. No simpósio também foram premiados os suinocultores destaque de 2024.
A Cooperativa, em seus 57 anos de existência, consolidou-se pela produção agropecuária com as culturas do milho, soja e trigo e a criação de suínos, aves e bovinos realizadas pelos produtores rurais que fazem parte de seu quadro social. Auriverde possui ainda uma excelente rede de lojas agropecuárias para o fornecimento de insumos, supermercados que atendem sócios e clientes, um posto de combustíveis e possui também indústrias de rações, moinho de trigo e indústria de panificados. É uma grandiosa e organizada estrutura de processos e pessoas, que conta com 44 unidades, distribuídas pelo oeste catarinense, litoral sul catarinense e noroeste do estado gaúcho. Conta com 853 colaboradores e um quadro social de 5.833 cooperados.
A suinocultura destaca-se como o seu principal negócio e tem uma estrutura formada por muitas granjas e suinocultores e por um sistema de fomento a produção suinícola composto por uma granja multiplicadora e uma granja recria quarto sítio, ambas para produção de matrizes e ainda possui 34 UPD’s (Unidades de Produção de Leitões Desmamados), 19 Creches e 162 terminadores na produção de suínos para abate, totalizando 215 propriedades integradas ao sistema.
Em 2024 foram fornecidos 548.817 suínos a Aurora Coop o que representou 25,17% do faturamento da Auriverde, incluídos os valores de repasse a Aurora Coop e mais, os cooperados que atuam na suinocultura, tem nesta atividade, sua principal ou única atividade. A suinocultura na Auriverde está pautada na vocação tradicional para a suinocultura, no empreendedorismo de seus cooperados e dirigentes e gera riqueza com sustentabilidade. Destaca-se também pela constante evolução tecnológica que tem feito nos últimos anos, alcançando níveis de excelência em qualidade, sanidade, genética, produtividade e rentabilidade, isto tudo com preservação e recuperação dos recursos naturais.
A solenidade de abertura 4º simpósio de suinocultura Auriverde, contou com a presença do presidente da Auriverde Claudio Post, que enalteceu a importância e o valor dos suinocultores e ainda salientou que na Auriverde a formação e qualificação de seus cooperados é uma questão de honra e princípio cooperativista. João Romano, Gestor de Suinocultura da Auriverde, falou dos objetivos do Simpósio e Adriano Brambatti, Supervisor de Suinocultura da Aurora Coop, reconheceu a importância da Auriverde no fornecimento de suínos para os processos de abate e industrialização.
PREMIAÇÃO
Dentre as premiações realizadas destacamos o certificado de Propriedade Rural Sustentável é o reconhecimento dado pela Aurora Coop e Auriverde as empresas rurais que fazem parte do programa de Qualidade DOLHO e QT Rural e que mantém boas práticas de gestão pautadas nos 8 critérios da qualidade, cumprem as normas legais e de processos em suas atividades, tem desempenho zootécnico de excelência e promovem a sustentabilidade. No PRSA foram certificadas as seguintes UPD´s: Granja José Mazon, Granja Maurício Mazon e Suinícola WF, ambas de Lauro Müller, Granja Heinen de São Carlos, Granja 3 Amigos, de Águas de Chapecó, Granja Agrosui de Cunha Porã e Granja Valmir Baggio de Orleans.
Após a certificação do PPRSA aconteceu a premiação do o Produtor Evolução. Este prêmio reconhece a evolução no desempenho em (KgDFA), Kg de Leitões Desmamados por Fêmea por Ano em 2024 com relação a 2023. O suinocultor que apresentou a melhor evolução em 2024, com a marca de 21,38 KgDFA é Laudir Inácio Käfer, de Cunhataí.
Logo após foram premiadas as três melhores granjas de 2024, entre as 34 UPD’s. O critério para seleção das melhores Granjas é o indicador KgDFA. Na 3ª Colocação com 275,56 KgDFA, ficou o suinocultor Libório Endler, representado por seu filho Tailan Endler, de Cunhataí e premiado como Produtor Evolução de 2024. Na 2ª colocação e com o indicador de 277,38 KgDFA, o prêmio também foi para Cunhataí e o suinocultor premiado foi Ismael Persch.
Finalmente, foi premiada a melhor Granja de UPD de 2024, na Auriverde. A Granja 1ª colocada atingiu a marca de 286,14 Kg de Leitões Desmamados por Fêmea por Ano em 2024, foi o suinocultor Valmir Galvane Baggio. Valmir Baggio, tem se destacado como melhor Granja UPD nos últimos anos.
Parabéns a todos os suinocultores premiados. Um reconhecimento extensivo a todos os familiares e colaboradores pelo importante mérito alcançado. Que sirvam de inspiração e estímulo para que nos próximos anos outras granjas também sejam premiadas. A excelência é um hábito, não é obra do acaso e bons resultados se fazem com trabalho duro, dedicação, uso adequado das tecnologias, profissionalismo, senso de trabalho em equipe e cooperação.
Fonte: Cooperativa Regional Auriverde